O pianista e compositor Filipe Raposo está a realizar até sábado, 25 de janeiro, uma residência artística no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. O laboratório culmina neste último dia, às 11h30, com uma ação de mediação que consiste numa conversa com as Adufeiras de Idanha.
Ao longo desta residência, Filipe Raposo trabalhou na escrita de novas obras que vão fazer parte do seu novo disco, “Variações do Brancø, vol.3”, o terceiro e último de um ensaio sonoro e visual lançado em 2018.
A conversa com as Adufeiras de Idanha-a-Nova surge, neste contexto, como gesto de retorno à comunidade pelo facto de ter oportunidade de criar, ensaiar e preparar o novo disco.
Assim, como base nos temas da Beira Baixa, ilustrados presencialmente pelas Adufeiras, Filipe Raposo vai conversar com o grupo da tradição musical, relacionando os temas da terra e da memória, do sagrado e do profano, constante em todos os processos de criação do pianista.
Filipe Raposo é pianista, compositor e orquestrador, tendo colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa, nomeadamente Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Vitorino ou Camané.