O programa de oficinas de experimentação artística organizado pela Quarta Parede, “Plural”, arranca já este sábado, 22 de fevereiro, com uma oficina de voz que vai decorrer às 15h no auditório do condomínio associativo II, na Covilhã. A sessão “Ar Comunicante – Respiração e Silêncio em Diálogo” é dinamizada por João Castro.
Nascido no Porto em 1979, João Castro é licenciado em estudos teatrais pela Universidade de Évora e já trabalhou com vários encenadores, tendo sido também encenador e ator no Teatro Nacional de São João, onde integrou o elenco de diversas produções.
João Castro é novo membro da equipa da Quarta Parede e o dinamizador da primeira sessão do “Plural”, um programa de oficinas mensais de experimentação de práticas diversas das artes performativas e visuais para todas as idades.
A oficina de estreia é dedicada à capacidade vocal. Para fazer individualmente, em família ou com amigos, “Ar comunicante” dá a conhecer a origem do som e o papel fundamental da respiração para a sua formação.
Recomendado para maiores de doze anos, sem ou com pouca experiência na área artística, a participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e ao limite de participantes.
Ao longo de 2025, em diferentes locais de interior e exterior, serão desenvolvidas oficinas de áreas tão diversas quanto Câmara Escura, Cianotipia Botânica, Música e Tradição Oral, Dança e Voz.
PLURAL – oficinas de experimentação artística, organizado pela Quarta Parede, é financiado pelo Governo de Portugal – Cultura/ Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal da Covilhã.