Amélia Nunes foi reconduzida na presidência da comissão de ética da universidade da Beira Interior. O acto eleitoral decorreu ontem. A eleição da docente da faculdade de ciências realizou-se na mesma reunião em que tomaram posse os novos membros cooptados, representantes de cinco ordens profissionais.
Criada em 2016, a comissão de ética da UBI é um órgão consultivo que tem como objectivo “zelar pelos padrões de ética no âmbito das atividades desenvolvidas pela academia”, nomeadamente “proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana nas atividades de investigação”. Neste novo mandato, Amélia Nunes vai ser acompanhada de António Mendonça, docente do departamento de química, que vai ocupar o lugar de vice presidente.
A comissão é ainda composta por cinco elementos cooptados que integram o órgão por nomeação de ordens profissionais. Neste mandato vão desempenhar funções Manuel Pinto Proença (advogados), Teresa Lopes (enfermeiros), António Teodósio (engenheiros), Elisabete Martins (médicos veterinários) e Paulo Carmona (economistas).
Na mesma cerimónia também tomou posse o docente do departamento de psicologia e educação, Manuel Loureiro, como membro indigitado pelo reitor, em substituição de Célia Nunes, que no passado mês de Setembro assumiu o cargo de pró-reitora para a área da cooperação internacional.