A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma tecnologia para aplicação industrial que se baseia no uso de garras robóticas macias com sensorização integrada, para manipular objetos frágeis com precisão e eficiência. O equipamento faz parte da investigação na área da engenharia eletromecânica.
O recurso a garras robóticas macias permite, de acordo com a UBI, “otimizar os processos industriais, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade, aumentando a segurança no ambiente de trabalho e permitindo uma colaboração mais eficiente entre humanos e robôs”.
O potencial do equipamento já serviu para uma demonstração em parceria com o Grupo Nabeiro, provando assim a “adaptabilidade da tecnologia para diferentes contextos”.
As garras robóticas foram aplicadas no serviço de café, nomeadamente para segurar e servir café em copos de cartão, o que “requer elevada precisão e delicadeza”.
O desenvolvimento desta solução decorre no Laboratório de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (LITecS), no âmbito do projeto Robota-SUDOE, financiado pelo programa Interreg Sudoe.
A participação da UBI reside no desenvolvimento de soluções robóticas colaborativas e macias para a agroindústria, com particular ênfase no manuseamento delicado de frutas e outros produtos sensíveis.

