Fahime Alibabaei, doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguida com o “2024 Computers Best Paper Award”, revela a instituição de ensino superior.
De acordo com a UBI, o prémio atribuído a Fahime Alibabaei, deve-se a um artigo científico decorrente da sua tese de Doutoramento, intitulada “Comparison of on-policy deep reinforcement learning A2C with off-policy DQN in irrigation optimization: a case study at a site in Portugal”.
O trabalho, que teve orientação dos docentes do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI, Pedro Dinis Gaspar e Tânia Lima, centra-se na avaliação de processos de irrigação de culturas agrícolas, em especial da produção de tomate.
Segundo os resultados do estudo, o modelo Advantage Actor-Critic reduziu o consumo de água em 20% em comparação com Deep Q-Network. “Estes modelos podem ser desenvolvidos para serem aplicados a outras culturas com elevada produção em Portugal, como a fruta, os cereais e a vinha, que também apresentam grandes necessidades de água”, de acordo com o resumo do artigo premiado.