O Museu de Arte Sacra da Covilhã, no pátio exterior, tem patente ao público a exposição “Atitude”, de Josete Fernandes, professora de artes visuais, natural de Cedães, em Mirandela.
Nesta exibição de peças de escultura e pintura em aço, a artista exibe trabalhos variados, que comportam reflexões de si própria, sobre a ruralidade e a urbanidade, rostos e corpos expressivos, entre outras peças que se transformam numa “alegoria impressionante e desconcertante”, nas palavras de Tito Pires.
“Atitude” está em exposição até 28 de agosto, no Pátio Exterior do Museu e pode ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
Sobre a autora dos trabalhos da exposição:
Josete de Lurdes Martins Fernandes nasceu em França. Com quatro anos, regressa, em família, às origens na Aldeia de Cedães, Mirandela.
Enveredou desde cedo pelas Áreas Artísticas. No ensino secundário estudou na Escola Soares dos Reis, no Porto, onde prosseguiu os seus estudos fazendo o Curso de Pintura na Escola Superior Artística do Porto. Posteriormente licenciou-se em Artes Plásticas, pela Universidade das Artes de Coimbra.
Possui mestrado em Ensino das Artes Visuais, na ULHT de Lisboa.
Josete Fernandes ainda a autora dos troféus das “Marchas da Covilhã 2023”.