A exposição “Histórias de 5 Estações Serranas: Memória, Comunidade, Futuro” pode ser visitada até ao próximo dia 4 de Agosto na sede da associação “Coolabora”, na Covilhã. A mostra é organizada pela associação “Veredas da Estrela”, dá a conhecer histórias, memórias e ideias para o futuro da Serra da Estrela, contadas pelas próprias comunidades de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, no concelho de Gouveia.
De acordo com a organização, esta exposição “é o resultado de um trabalho colaborativo com os habitantes locais, esta exposição convida a refletir sobre os desafios vividos na Serra da Estrela e sobre formas de construir um futuro mais sustentável e justo”.
A “Veredas da Estrela” é uma associação comunitária e ambiental focada no restauro ecológico, nascida após os incêndios de 2022. Através de fotografias, materiais gráficos e gravações sonoras “esta exposição dá corpo a um território com memória, consciência e vontade de futuro, reunindo os principais desafios identificados pelos habitantes e as propostas que nasceram ao longo do processo”.
Um dos destaques é a peça sonora produzida por Margarida David Cardoso e Bernardo Afonso que reúne testemunhos sobre a antiga mina de volfrâmio explorada durante a Segunda Guerra Mundial. Um episódio que deixou marcas profundas na paisagem e no tecido social das aldeias.
A exposição recorda também a mobilização popular conhecida como a “revolta da água”, quando os habitantes se uniram “para exigir que a empresa mineira deixasse de contaminar a água usada para regar os campos, num exemplo de acção colectiva que continua a inspirar”.
Com esta itinerância, a “Veredas da Estrela” pretende levar estas reflexões a centros urbanos próximos da Serra, criando um espaço de diálogo mais amplo sobre os impactos das decisões «top-down» em territórios de baixa densidade e sobre a urgência de pensar e executar a partir das comunidades locais, construindo respostas mais justas e sustentáveis.

 
			 
                                
                             














 
		 
		 
		