NOTA DA DIRECÇÃO DA RCB
Manifestamos a nossa profunda tristeza e consternação perante os incêndios que mais uma vez, em mais um verão, assolaram o nosso território, destruindo-o aos poucos, ano após ano.
Manifestamos também a nossa inteira e absoluta solidariedade para com as populações, Município do Fundão, Bombeiros, Juntas de Freguesia, GNR, Proteção Civil, e demais autoridades que tudo fizeram para combater este terrível flagelo que se abateu sobre nós.
A RCB, cumprindo a sua missão de sempre, foi dando conta da tragédia, publicou a informação que importava, esteve sempre à disposição das autoridades, dos bombeiros, da proteção civil e das populações; lamentou a morte e a destruição que as chamas trouxeram até à nossa porta.
O incêndio que, recentemente, fustigou o nosso concelho e região, também afetou a RCB, calando o emissor do Açor, causando um prejuízo de largos milhares de euros.
Assim, desde finais do mês Agosto, a RCB encontra-se privada daquele importante emissor, deixando de cumprir, na plenitude, a sua missão, nomeadamente junto das populações da zona sul do concelho e territórios limítrofes, que todos os dias reclamam, e bem, a reposição das condições de emissão da Rádio.
O fogo queimou os cabos de alimentação do emissor e chamuscou a pequena estrutura que lhe dá suporte, deixando-a, entre outros, sem eletricidade. O terreno em redor está todo queimado. A torre e postes de suporte de fios de eletricidade também foram afetados pelas chamas.
Face a esta circunstância, a Direção da RCB lamenta que, mais uma vez, a tragédia dos incêndios nos bata recorrentemente à porta, causando graves e elevados prejuízos, financeiros e materiais, desestabilizando as suas condições de emissão e privando o vasto auditório de uma das suas antenas.
Aos nossos ouvintes e amigos de sempre apresentamos as nossas desculpas e, ao mesmo tempo, informamos dos nossos esforços junto das entidades competentes, em particular do Município do Fundão, para resolvermos esta situação.
Estamos a recolher apoios e meios para resolvermos esta questão que custará à RCB cerca de 10.000.00€.
Como é do domínio público, as rádios em Portugal passam por um conjunto de dificuldades estruturais, sobretudo de natureza financeira, que dificultam, de forma muito significativa, o cumprimento da sua missão. A RCB não é uma exceção a este caminho comum. E tragédias desta natureza vêm agravar as suas circunstâncias.
Porém, apesar das dificuldades de contexto cá estaremos, com o apoio e a ajuda de todos, a ultrapassar mais um obstáculo, restabelecendo, com a maior brevidade possível, as condições do emissor do Açor, devolvendo a antena da RCB às populações daquela zona do nosso concelho e territórios limítrofes.
Agradecemos todo o apoio e compreensão face a esta dificuldade.
Obrigado a todos.
Fundão, 09.09.2025
A Direção da RCB

 
			 
                                
                             














 
		 
		 
		