Esta quinta-feira, 12 de setembro, de manhã, será feita a receção às crianças da nova sala de jardim de infância que abriu em Alcaria e, à tarde, na escola sede, serão recebidos os alunos dos Cursos Dupla Certificação, como explica o diretor do AEF, Joaquim Guedes.
“Temos um curso tipo 3, que é um curso de informática, destinado a alunos com pelo menos o 8.º ou 9.º ano, com duas repetências, maiores de idade e com idade mínima de 15 anos. Depois há umas exceções para situações em que aquela é a oferta mais adequada e, normalmente, os pedidos que fazemos são autorizados.”
O dia 13 é dedicado à receção dos alunos do primeiro ciclo e aos alunos de início de ciclo na escola sede, 5.º, 7.º e 10º anos.
Na segunda-feira, dia 16, as aulas começam para os 1458 os alunos que estão inscritos nas 11 escolas do Agrupamento. O decréscimo do número de estudantes, parou desde há cinco anos e este pode ser o ano do crescimento, muito graças aos cerca de 12% dos alunos do agrupamento oriundos de outras nacionalidades.
“Nós, o ano passado acabamos com 1453 alunos e fomos tendo mais matrículas, ao longo do ano, do que saídas. Este ano começamos com 1458 e se acontecer o mesmo que o ano passado, se calhar no final do ano já podemos estrar próximo dos 1500, o que já mostrava aqui alguma inversão.”
Apesar de algumas lacunas, três horários incompletos, que Joaquim Guedes espera ver resolvido antes da próxima segunda-feira, os professores estão todos colocados no Agrupamento de Escolas do Fundão
Uma das novidades do novo ano letivo é a entrada em funcionamento do Centro Tecnológico na área da Informática. As obras estão concluídas “agora lançamos três concursos, um de software, um de hardware e outro de mobiliário, no de hardware houve ali uma discussão entre os concorrentes e isso está em fase de análise”. Um percalço que não vai permitir a abertura do Centro no arranque do ano letivo, “mas eu queria muito que fosse este período letivo.”
O Centro Tecnológico de Informática é um projeto financiado em mais de um milhão de euros e foi instalado no pavilhão oficinal e em algumas salas do edifício principal. Apesar de ser dirigido aos alunos do ensino profissional o Centro vai estar ao dispor de todos os alunos do Agrupamento, “na prática, o objetivo é dar melhores condições aos alunos”.
Joaquim Guedes aproveita para lembrar os encarregados de educação das regras de segurança que serão implementadas.
“A escola vai estar encerrada, os alunos só podem sair no fim do horário. Nós costumamos por um período da manhã e outro na tarde para os que têm autorização dos encarregados de educação.”
O diretor do Agrupamento de Escolas do Fundão, em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB a propósito da abertura do ano letivo.