O “Míscaros – Festival do Cogumelo” 2024 arranca esta quarta-feira, 13 de novembro, na freguesia do Alcaide, com um programa de cinco dias dedicados à “floresta”. Passeios micológicos, live cookings, workshops, conversas e podcasts são algumas das atividades programadas para a edição deste ano.
Este ano o certame abre portas mais cedo. O festival do cogumelo começa já esta quarta-feira com a inauguração marcada para as 11h00. O dia continua com um live cooking da chef Maria Caldeira de Sousa, às 12h00, seguido de um passeio micológico.
A ciência também tem lugar nesta edição, com a iniciativa “Café da Ciência”. Dinamizado pela d Gardunha 21, o painel decorre às 17h00 sob o tema “Da floresta à Saúde, sinergia perfeita ou o suspeito do costume?”, reunindo técnicos especialistas e investigadores. O dia inaugural termina com a exibição do filme “Fungos fantásticos”.
Já na quinta-feira, 14, além dos três passeios micológicos programados, um dedicado às crianças e cães, o certame apresenta aos mais pequenos, a peça de teatro “Filha do Mar”.
A arena Gardunha recebe às 14h30, uma conferência sobre reordenamento, gestão, investimentos e turismo na floresta, seguida de um workshop de desenvolvimento de novos produtos alimentares com cogumelos. Ao final da tarde, é lançado o livro de José Luís Gravito Henriques, “Cogumelos Silvestres de Portugal”.
Os destaques para os dois primeiros dias do “Míscaros” 2024, que alargam o programa deste ano para um total de cinco dias dedicados ao cogumelo, à floresta e à gastronomia.