Com exceção do passado dia 1 de janeiro, o ano de 2024 traz 12 feriados obrigatórios no calendário, com a possibilidade de os trabalhadores usufruírem de quatro fins de semana prolongados e três pontes. No calendário há ainda espaço para os feriados municipais.
O primeiro feriado é sempre o dia 1 de janeiro que, este ano, calhou a uma segunda-feira, proporcionando um fim-de-semana prolongado a muitos funcionários portugueses.
O próximo feriado é só na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, e é opcional, dependendo das empresas. Mas se for possível gozá-lo, configura-se a oportunidade de fazer uma “ponte” com a segunda-feira anterior.
Março tem dois feriados e quase seguidos. A Sexta-Feira Santa, dia 29, e o Dia de Páscoa, no dia 31, existindo a possibilidade de os trabalhadores usufruírem de três dias seguidos. Se for residente no concelho de Penamacor, usufrui de mais um dia já que na segunda-feira depois da Páscoa é feriado municipal naquela localidade. Já em Idanha-a-Nova e Castelo Branco, à terceira segunda-feira após o domingo de Páscoa é feriado, o que representa mais um dia de fim-de-semana para os residentes daqueles concelhos.
Abril é o mês da liberdade e os 50 anos da Revolução dos Cravos este ano assinala-se numa quinta-feira. Oportunidade para fazer ponte e ter um fim-de-semana alargado. Os residentes do concelho de Belmonte têm mais um dia de descanso com o feriado municipal no dia 26 de abril.
O primeiro de maio, Dia do Trabalhador, comemora-se num domingo, mas 2024 traz mais um feriado neste mês: o Corpo de Deus, dia 30, que calha numa quinta-feira, o que, fazendo ponte, confere quatro dias de descanso laboral.
O mês de junho traz um fim-de-semana de três dias com o 10 de junho, Dia de Portugal, a preencher uma segunda-feira. O próximo feriado só em agosto, no Dia da Assunção de Nossa Senhora, na quinta-feira de 15 de agosto, mais uma possibilidade de fazer ponte.
Em setembro, há feriado municipal no Fundão dia 15, e calha num domingo, bem como o feriado municipal da Covilhã, no dia 20 de outubro.
O Dia da Implementação da República, a 5 de outubro, também se assinala a um sábado. Em contrapartida, o primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos, ocupa a sexta-feira antecipando o fim-de-semana.
Ao contrário do que aconteceu em 2023, os feriados de dezembro, nomeadamente a Restauração da Independência (1) e o Dia da Imaculada Conceição (8) ocupam os sábados, embora o dia de natal (25) este ano se celebre quarta-feira.
Confira abaixo: