O Abrigo de São José é uma das instituições finalistas da edição 2023 do Bairro Feliz, com a iniciativa “Cantinho de Lazer”. As votações realizam-se até 25 de novembro, no Pingo Doce do Fundão, onde também está a concurso o projeto Ativ(a)mente, do Centro Social Paroquial da Aldeia de São Francisco de Assis.
O “Cantinho de Lazer” do Abrigo de São José pretende requalificar uma estrutura que se encontra inativa e aproveitá-la para criar uma zona de lazer para as crianças e jovens da instituição. O objetivo passa por adquirir, com o prémio de mil euros, sofás, carpetes, uma televisão e decoração alusiva a uma sala de lazer.
Na mesma loja Pingo Doce está ainda a concurso a iniciativa “Ativa(a)mente” do Centro Social Paroquial de Aldeia de São Francisco de Assis. Trata-se de um conjunto de “jogos adquiridos e realizados no domicílio de cada um” dos utentes, dando lugar a momentos de socialização, e promovendo as suas habilidades. Aumentar o bem-estar, a autonomia, a criatividade, a memória, combater a solidão e promover o envelhecimento ativo são os principais objetivos.
As duas iniciativas estão em votação no Pingo Doce do Fundão, até 25 de novembro. Sempre que for realizada uma compra superior ou igual a 10 euros, o cliente recebe uma “Moeda feliz”, que deve ser colocada no mealheiro de cada iniciativa. No final, o mais votado é o vencedor de um prémio monetário até mil euros.
Já na cidade da Covilhã, o Pingo Doce recebe as iniciativas finalistas do Rancho Folclórico da Boidobra e do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.
A associação recreativa pretende, com o projeto “Vem Brincar na minha rua”, adquirir materiais e brinquedos para as crianças daquela localidade possam brincar “livremente” e terem contacto com a natureza. Por outro lado, o Centro Hospitalar da Cova da Beira pretende tornar uma sala de lazer “mais agradável e humanizada”, com mobiliário funcional, nomeadamente uma mesa, duas cadeiras lúdicas para crianças, duas poltronas, um móvel tipo estante de livros e uma televisão. No fundo, “Um Cantinho de Família”.
O “Bairro Feliz” já deu vida a mais de mil causas locais em todo o país. A associação Cerzir Afetos, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Boidobra ou mesmo o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Valverde foram algumas das entidades já apoiadas pelo programa do Pingo Doce.