Este ano o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, descentraliza a sua programação percorrendo várias localidades do país. A partir de 22 de abril, a “Odisseia Nacional” passa pelo Fundão com o espetáculo “Nau nau Maria”, o projeto “Mapas para uma Feli(z)cidade” e uma formação em comunicação cultural.
Partindo da adaptação da obra História Trágico-Marítima (editada por Bernardo Gomes de Brito), “Nau Nau Maria” propõe uma viagem atribulada por esta que foi a mais magna desventura portuguesa. Com direção de Alice Azevedo, e interpretação de Cire Ndiaye e João Nunes Monteiro, o espetáculo vai estar em cena n’A Moagem no dia 22 de abril a partir das 21h30.
Os bilhetes têm um custo de seis euros e podem ser adquiridos n’ A Moagem.
No mesmo dia, às 17 horas, decorre a apresentação do projeto criativo “Mapas para uma Feli(z)cidade” que, desde março, está a ser desenvolvido pela associação Gira Sol Azul em conjunto com a comunidade local. Para além dos participantes nos ensaios regulares, o espetáculo, que vai ser em formato percurso, conta ainda com a colaboração do Grupo de Bombos de Lavacolhos e da Academia de Música e Dança do Fundão.
O projeto “Mapas para uma Feli(z)cidade” só termina no domingo, 23 abril, com um almoço convívio entre os participantes e todos os que se queiram juntar.
A programação do Teatro Nacional D. Maria II na cidade do Fundão contempla ainda uma formação de Plano Estratégico de Comunicação. O objetivo é compreender as diversas componentes que constituem a implementação de um plano estratégico de comunicação cultural, numa sessão lecionada por Catarina Medina. Esta última atividade tem lugar n’A Moagem no dia 15 de maio.