O novo Secretário de Estado da Energia, o fundanense Jean Barroca, quando era membro da Assembleia Municipal do Fundão (AMF) e líder do PSD do Fundão, celebrou dois contratos com a Câmara Municipal do Fundão (CMF), dois ajustes diretos, no valor total de cerca de 120 mil euros.
A informação foi avançada pelo Observador que adianta que Jean Barroca assinou com a autarquia fundanense, em 2015, dois contratos, por ajuste direto, no valor total de cerca de 120 mil euros, através da empresa de consultoria que tem com a sua mulher, quando integrava a bancada do PSD na AMF e ocupava a cadeira da presidência da concelhia do PSD do Fundão.
De acordo com a RR, o primeiro dos contratos com a autarquia do Fundão, no valor de 35 mil euros, aconteceu a 17 de agosto de 2015. No valor de 35 mil euros, a Câmara Municipal do Fundão, adjudicou por ajuste direto à empresa Bag! Consulting, Lda para a “implementação do plano de inovação social”.
O segundo, no valor de quase 75 mil euros, a 14 de setembro, para um “estudo para definição de modelo conceptual de implementação do Plano Municipal de Inovação”.
Em declarações ao Observador, Jean Barroca refere “que nunca precisou de favores – políticos ou de qualquer outra ordem- para ter sucesso nas atividades do seu precurso profissional” e que, na altura, “já contava com experiência profissional em temas de inovação em cidades” e que “reunia experiência e características profissionais” que justificaram o “interesse contratual de qualquer executivo”.
Jean Barroca admite ter quotas na empresa em questão, mas assegura que a mesma “não tem atividade desde 2020”.
Os contratos passaram numa sessão da Assembleia Municipal do Fundão em 2017, segundo o Observador, com o grupo municipal da Coligação Democrática Unitária a enviar uma carta ao presidente da CMF, Paulo Fernandes, sublinhando a “clara incompatibilidade” na assinatura de contratos com “membros dos órgãos autárquicos”.