Manuel Candeias (presidente da AF Castelo Branco), Carlos Xistra (ex-árbitro internacional AFCB) e Álvaro Batista (elemento da AFCB, no conselho de disciplina da FPF), vão a votos esta sexta-feira.
O acto eleitoral realiza-se na Cidade do Futebol, entre as 13h e 19 horas.
Joaquim Matias, presidente da mesa da assembleia geral da AF Castelo Branco, é o delegado dos clubes do nosso distrito ao acto eleitoral 2025-2029.
Há duas listas concorrentes:
Lista 1 liderada por Pedro Proença (actual presidente da Liga Portugal).
Lista 2 liderada por Nuno Lobo (ex-presidente da AF Lisboa).
A Rádio Cova da Beira, deu esta semana destaque, no Jornal de Desporto ao meio-dia, ao tema, onde ouviu delegado (Joaquim Matias) e Manuel Candeias (direção) e Carlos Miguel Xistra (conselho de arbitragem-secção profissional), dois, dos três elementos da lista 1.
Álvaro Batista pertence ao conselho de disciplina – secção não profissional.
Independentemente de todos considerarem que a campanha eleitoral tem sido difícil, acreditam no entanto que podem vencer, uma vez que, o importante para estes agendes desportivos da AFCB, é que ” o acto eleitoral decorra da melhor maneira, dentro da normalidade e, que acima de tudo, ganhe a FP Futebol, o nosso distrito e associação de futebol, pois é um orgulho enorme para todos nós, fazermos parte de uma lista aos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol”. Afirmaram à RCB.
Por outro lado, caso a Lista 1 de Nuno Lobo vença as eleições, Manuel Candeias, ao fazer parte da direção candidata, terá de deixar o cargo de presidente da AFCB, lugar que ocupa desde 2012.
“É dos estatutos” refere o dirigente associativo à RCB.
Se assim acontecer, dentro de 90 dias, haverá eleições antecipadas, apenas para o órgão presidente da direção da AF Castelo Branco, tendo em vista a conclusão do mandato 2024-2028.
O covilhanense José Luís Arnaut, é o presidente da MAG da FPF e líder da Comissão Eleitoral.
A tomada de posse realiza-se ao meio-dia de 18 de fevereiro na sede da FP Futebol.
Quem ganhar as eleições, vai ocupar o lugar de Fernando Gomes, presidnrte da FPF desde 2011.